Sobre nós

QUEM SOMOS

A Associação dos Idosos e Deficientes do Penedo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social,
composta por um Centro de Dia (Sede) e uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), denominada “Casa do Penedo”.

No total, contamos com uma equipa mais de 50 colaboradores,
desde médicos, enfermeiros e terapeutas, a auxiliares, cozinheiros e animadores.
Trabalhamos todos juntos para dar a melhor qualidade de vida aos nossos utentes.

A NOSSA HISTÓRIA

1
9
8
4
A 15 de Setembro, deu-se o primeiro pedido de apoio à Câmara Municipal de Cascais para a construção de um equipamento social, correspondente às necessidades da população do Penedo.
1
9
8
7
Três anos depois, passou a ter a denominação que se mantém até aos dias de hoje
Associação dos Idosos e Deficientes do Penedo“, também conhecida pela sigla AIDP.
1
9
8
8
A 23 de Setembro do ano seguinte, foi aprovada pela Câmara Municipal de Cascais,
a proposta de cedência de um terreno, em regime de direito de superfície,
nos termos de escritura pública lavrada a 19 de Janeiro do próximo ano (1989).
1
9
8
9
A AIDP é oficializada como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS),
cumprindo o objetivo que tinha estabelecido desde o início.
1
9
9
3
A 13 de Outubro foi inaugurado oficialmente o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário, para os idosos e deficientes, bem como o Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL), para as crianças em idade escolar. Tudo graças ao esforço de um grupo de sócios e ao apoio de várias entidades, com especial destaque para a autarquia.
2
0
0
5
A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), comummente conhecida como Lar de idosos, denominada “Casa do Penedo”, que hoje é a casa de mais de 60 idosos e pessoas com deficiências, entrou em funcionamento a 19 de Outubro deste ano.

OS NOSSOS SERVIÇOS

CENTRO DE DIA (SEDE)

Através do nosso Centro de Dia, prestamos serviço de almoço & lanche, transporte, higiene pessoal, enfermagem e tratamento de roupa a mais de 40 utentes.

Em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, temos também disponíveis teleconsultas, ginástica / terapia ocupacional, atividades lúdico-expressivas e ainda serviços de fisioterapia e psicologia.

CASA DO PENEDO (ERPI)

Esta resposta social com a valência de lar com alojamento permanente, possui capacidade para 62 camas em piso único, que se distribuem por 26 quartos duplos (dos quais 20 têm casa de banho privativa) e 2 enfermarias com 5 camas cada, devidamente equipadas para situações de grande dependência.

Os serviços da “Casa do Penedo” incluem desde alimentação (5 refeições por dia), higiene e conforto pessoal, tratamento da roupa e cuidados de saúdes primários, a animação, apoio social, psicologia, fisioterapia de reabilitação e terapia ocupacional.